Coaching em Grupo

Coaching em grupo é uma das metodologias mais produtivas e envolventes existentes.

Através de técnicas e ferramentas de coaching utilizadas, contribui para que os participantes, promovam transformações positivas e duradouras em suas vidas.

Existem vários tipo de coaching em grupo. Os tipos mais praticados são:

1.- Coaching Day

2.- Coaching em grupo aberto

3.- Coaching em grupo temático

4.- Coaching em grupo corporativo

O COACHING EM GRUPO ABERTO com duração de 6, 8, 10, 12 ou até mais semanas dependendo dos tópicos, ferramentas e dinâmicas que irá utilizar.

Cada encontro poderá durar de 2 a 3 horas, dependendo da quantidade de participantes. Se você trabalhar de 3 a 5 participantes, 2 horas serão mais que suficientes. Acima desta quantidade poderá ser necessário que você amplie sua carga horária podendo chegar nas 3 horas.

Esta ampliação se deve a interação que vai existir onde cada um vai contribuir e tomar um certo tempo com explanações e com suas intervenções.

Então você precisará desta hora a mais para trabalhar com perfeição e profundidade todas as ferramentas junto aos participantes.

Você poderá trabalhar vários assuntos comuns ao grupo ou até mesmo, todos da roda da vida.

Tudo dependerá de qual o público que deseja atingir e objetivo. Por isso, mais uma vez, vale a pena fazer um levantamento de expectativas na ficha de inscrição e assim desenvolver um treinamento ainda mais realizador.

NO COACHING EM GRUPO TEMÁTICO você realizará para grupos com interesses comuns.

Pode por exemplo, realizar coaching em grupo para empreendedores e trabalhar definição de metas, desenvolvimento de habilidades, liderança entre outros temas focados no crescimento profissional ou do negócio em si. Ou por exemplo, pode desenvolver um coaching em grupo para recém casados e desenvolver um trabalho focado em relacionamento, valores, sinergia, equilíbrio, respeito. Pode desenvolver um coaching em grupo para profissionais liberais, com objetivo de acelerarem seus resultados, definirem suas estratégias, melhorarem seu posicionamento, sua segurança e assim por diante.

Enfim, existem várias formas para desenvolver esta modalidade e depende de qual você deseja trabalhar. Não há limites de oportunidades para o coaching em grupo temático e obviamente, aquele que for mais criativo e pioneiro em seu nicho, fará a diferença.

Uma grande vantagem é que realizando encontros semanais com cerca de 2 a 3 horas por exemplo, você estenderá este trabalho por 2 a 4 meses e poderá parcelar o valor facilitando a adesão dos participantes e garantindo uma renda mensal pelo período apurado.

A desvantagem é a necessidade de um esforço maior de sua parte para adequar os temas e objetivos, desenvolver o método, ferramentas e dinâmicas que poderá utilizar para criar a sinergia e transformação necessária.

O COACHING EM GRUPO CORPORATIVO é semelhante a modalidade de coaching em grupo aberto e temático.

Você utilizará técnicas e metodologias específicas por pelo menos 8 encontros que poderao ocorrer de forma semanal, quinzenal ou mensal, trabalhando as habilidades de liderança dos participantes. Em alguns casos, poderá durar vários meses, pois você está limitado a disponibilidade de agenda dos profissionais e da empresa.

A diferença está nos tópicos que serão abordados e desenvolvidos de acordo com os objetivos e interesses da empresa. Nesta modalidade você realizará um contrato o qual deverá cumprir, repeitando os prazos, valores e resultados esperados.

Muitas vezes a empresa não informa o que será o coaching em grupo ou para que servirá. E na maioria das vezes nem mesmo verifica se a equipe está disposta a participar deste tipo de desenvolvimento.

Não é regra, mas na maioria das vezes, o coaching em grupo corporativo é direcionado ao engajamento de equipes ou desenvolvimento das habilidades de liderança, focando então os gestores da empresa.

Utiliza-se uma roda das competências de liderança, planos de ação entre outras ferramentas para que possam desenvolver as habilidades de liderança como por exemplo: comunicação, gestão e conflitos, administração do tempo, redução de estresse, aumento de performance, motivação entre outros.

Cada caso é um caso. Você terá algumas ferramentas e dinâmicas que possivelmente utilize em todos os treinamentos. Mas com certeza terá que ajustar outras conforme as necessidades ou exigências dela.

Você poderá realizar os encontros dentro da empresa se ela tiver estrutura para isso ou em locais fora da empresa que ela irá contratar.

O COACHING DAY é a forma mais impactante e envolvente, em um único dia.Você utiliza várias ferramentas de autoconhecimento, mas a Roda da Vida é o centro das atenções, por ser direcionado vários pilares de nossas vidas em uma única ferramenta.

Autofeedback também pode ser trabalhado. No COACHING DAY são abordadas várias ferramentas por não ter como focar um ponto específico e sim uma transformação generalizada.

Pessoas de várias idades e classes sociais distintas podem participar. O objetivo é aumentar autoestima, autoconhecimento, segurança, quebrar crenças, desenhar objetivos e metas e ter uma vida mais feliz e realizada.